top of page
PROJETO TIJOLINHO

Há dois anos Marina e Vinícius oficializaram seu amor numa cerimônia bem bucólica num sítio em Friburgo. A escolha desse recanto na serra do Rio tem muitos significados porque além do noivo ter vivenciado sua meninice lá, sua primeira viagem com Marina foi nesse destino. Depois desse prelúdio que conta o momento mágico do casório, eles resolveram comprar um apartamento próprio. A escolha tinha uma história bem forte, já que os pais de Vinícius moravam no mesmo prédio. A infância dele foi toda construída naquele edifício, as lembranças com sua família eram muito intensas e isso foi um divisor de águas para a decisão de investir naquele local.

O ponto crucial não foi somente fazer um projeto, mas a decisão de fazer obra aos poucos... Começamos pelo banheiro social junto com o banheiro da suíte faz um ano (2018) e nesse ano (2019) foi a vez da sala.

A sala foi um grande desafio. O casal que adquiriu dois filhotinhos lindos de schnauzer, a Joy e a Maitê, tinham muitas particularidades em detrimento da necessidade delas. O ambiente tinha que ser sala de jantar/estar/tv/escritório.

Ambos precisavam de muita iluminação na sala porque Marina estuda muito na mesa de jantar e Vinícius adora ler no sofá... Os dois queriam um bar, um cantinho para o café e o chá, paixão de Vinícius, e uma grande cristaleira para acomodar todos os cristais do casal.

Após longas conversas e muitas perguntas sobre como eles viviam naquele lugar, optamos por um layout com uma cristaleira, um aparador que transformamos no recanto do chafé do Viníciuse um bar que se misturaria ao móvel de tv. Gavetinhas mil com puxadores coloridos escondem cafés intensos, florais, cítricos, suaves. Ocultam chás doces, calmantes, enérgicos e relaxantes. Ser convidado a uma tarde naquela sala é experimentar a delícia de visitar rapidamente uma cidadezinha inglesa!

O espelho gigante com a porta pivotante camuflada de ripas em madeira freijó trouxeram amplitude e aconchego juntamente com o piso original em tábuas corridas de madeira. A escolha do ferro nas tonalidades de cinza azulado e de ferrugem brincam com o rústico do tijolinho e com as ripas que se repetem no móvel de tv. Mais uma vez buscamos tons neutros como o cinza e o branco. Outra vez a madeira compõe com força esse apartamento de 120 m2 no Grajaú.

Projeto sala:

Julia Passos Arquitetura

Parceiros:

Qualitas Vidros e Design, Marcenaria Kombi blue e Empporium Frei Caneca.

Fotos:

Bruno Carvalho

06-G
09-G
08-G
01-G
02-G
03-G
GIF-Grajau
07-G
06-G
01 G

© 2019 by Julia Passos

bottom of page